Exame detecta TB pelo sangue e urina

Por Brunno Câmara - quinta-feira, fevereiro 11, 2010

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

Mycobacterium tuberculosis

O diagnóstico da tuberculose (TB) em crianças e pacientes HIV positivos será mais facilmente confirmado nos próximos anos com o uso de um kit de diagnóstico molecular que está sendo desenvolvido na Fiocruz Pernambuco.

As principais vantagens são a confirmação da doença em menos tempo, o uso de sangue ou urina para o exame e um resultado com maior precisão.

Confirmação da tuberculose

Concluída a fase de validação e mantidos os resultados promissores, a ferramenta poderá vir a ser adotada pelo Ministério da Saúde como auxiliar na confirmação da doença, principalmente para crianças e HIV positivos.

Mesmo doentes, estes dois grupos têm poucos bacilos causadores da TB, o Mycobacterium tuberculosis, circulando no organismo. É a chamada forma paucibacilar da doença. Essa característica dificulta o diagnóstico.

Exame e acompanhamento

O kit utiliza uma tecnologia molecular chamada Nested PCR em tubo único, que é mais sensível e específica para detecção da presença ou ausência do bacilo no organismo do que a baciloscopia e a cultura de secreção, exames convencionais usados pelos médicos para diagnóstico, além do raio X do tórax, teste de Mantoux e dos sintomas relacionados pelo paciente.

Testes feitos com amostras de sangue e urina de 100 pessoas de ambos os sexos, acompanhadas em hospitais de referência no tratamento da TB, mostraram sensibilidade (capacidade de confirmar a presença do bacilo) variando entre 61% e 72% no caso dos pacientes com a forma pulmonar da doença, e de 72% a 82% naqueles com a forma extrapulmonar (acomete gânglios, rins e ossos, por exemplo).

A especificidade (capacidade de reconhecer a ausência do bacilo) variou de 90% a 97%, em ambos os grupos. "A baciloscopia tem sensibilidade de menos de 40% e a cultura de secreção leva de 30 a 60 dias para ser concluída. No caso da PCR em tubo único o resultado sai em 48 horas", afirma a biomédica Juliana Figueiredo, que fez o estudo no mestrado em saúde pública da Fiocruz Pernambuco.

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |