Diferença entre infecção e intoxicação alimentar

Por Brunno Câmara - quarta-feira, novembro 24, 2010

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

Intoxicação

Staphylococcus aureus

A maioria das doenças propagadas pelos alimentos é considerada intoxicação alimentar. No entanto, a intoxicação alimentar típica refere-se à intoxicação por alimentos contaminados com enterotoxinas, produzidas por estafilococos, geralmente o Staphylococcus aureus.

O S. aureus habita frequentemente as passagens nasais, a partir das quais contamina as mãos. Ele também é a causa frequente de lesões cutâneas. Destas fontes pode facilmente penetrar no alimento. Se o microrganismo é deixado incubar no alimento, se reproduz e libera enterotoxina.

A toxina ativa rapidamente o centro reflexo do vômito, no cérebro; geralmente seguem-se cólicas abdominais e diarréia.

Alimentos de alto risco: pudins, tortas de creme, presunto, produtos derivados de aves (se ficarem um tempo em T.A.). A recuperação com frequencia está completa dentro de 24h.

Infecção

Salmonella sp

Nas infecções bacterianas, a doença decorre do crescimento microbiano nas tecidos corporais, em vez da ingestão de alimento e líquidos já contaminados por toxinas pré-formadas resultante do crescimento microbiano.

Os principais gêneros bacterianos são: Salmonella, Vibrio, Escherichia, Clostridium, Yesrsinia, Campylobacter e Bacillus.

As infecções bacterianas como a salmonelose geralmente têm períodos de incubação mais longos (12 horas a 2 semanas) que as intoxicações, refletindo o tempo necessário para o microrganismo crescer no hospedeiro.

São frequentemente caracterizadas por febre, indicando a resposta do hospedeiro à infecção.

Cólica, febre, diarréia e vômito
A clínica das duas doenças são muito parecidas.

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |