Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits

Mitocôndrias e bactérias marinhas têm ancestral comum

quarta-feira, julho 27, 2011 0 Comentários


Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits

bacteria-size-598
Micrografia eletrônica de cultura de bactérias SAR11 (Divulgação/Michael Rappe - SOEST / UHM)

Pesquisadores americanos encontraram fortes indícios de que mitocôndrias possuem um ancestral comum com uma linhagem de bactérias marinhas conhecidas como SAR11 – o grupo de micro-organismos mais abundante na Terra. A descoberta dá novas pistas de como organismos simples evoluíram para seres bem mais complexos.

A equipe, composta por pesquisadores da Universidade Estadual do Oregon e do Havaí, em Manoa, comparou genomas mitocondriais de diversos subgrupos de eucariontes (seres vivos formados por células com membrana separando o citoplasma do núcleo) e genomas de cadeias isoladas de bactérias SAR11. Com a ajuda de programas de computadores, os pesquisadores então conseguiram fazer a análise filogenética e completa de ambos os códigos genéticos.

Evolução da vida - Acredita-se que há bilhões de anos certa bactéria se viu 'obrigada' a viver dentro de outro organismo ao perder sua capacidade de realizar fotossíntese, conservando, porém, sua cadeia respiratória. Englobada por outra célula, poderia fornecer energia e receber nutrientes. Isso teria desencadeado um processo que resultou no que hoje conhecemos como mitocôndrias.

O surgimento desta organela, presente em organismos eucariontes e responsável por abastecer a célula com energia, foi determinante para o surgimento da vida complexa. Afinal, foi a partir da organização do núcleo - um centro de informações - e o surgimento de mitocôndrias - estações de energia - que organismos puderam começar a acumular genes.

veja

 

VOTE BIOMEDICINA

Brunno Câmara Biomédico

Biomédico, CRBM-GO 5596. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast (biomedcast.com).