Definição de Biomedicina - Editorial

Por Brunno Câmara - quarta-feira, agosto 10, 2011

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

Dê play e leia

biomedicina definição

Esses dias estava pensando que hoje em dia biomedicina não deve ser mais sinônimo de análises clínicas. Então quando alguém perguntar: “O que é biomedicina”, ou “O que um biomédico faz?”, o que dizer?

Não, biomedicina não é medicina. Não é só exames de fezes e urina. Nossa (futura) profissão é muito mais do que ficar em um laboratório, na rotina diária.

Somos perfusionistas, biomédicos estetas, geneticistas, pesquisadores, biológos moleculares, acupunturistas, epidemiologistas, citologistas, toxicologistas, peritos criminais e muitas outras coisas que encheriam essa página. Somos multidisciplinares. Como diz o prof. Jeffchandler, o símbolo do nosso curso deveria ser um polvo, pois temos que ter vários braços para fazer várias coisas ao mesmo tempo.
                                                                octopus

É claro que só com seu diploma de graduação o mercado será mais cruel, por isso não se acomode e nunca pare de buscar novas experiências.

Me impressiono com pessoas que não divulgam ou falam mal do curso só para não aparecerem mais “concorrentes” no mercado de trabalho. Meus caros, estamos em 2011. Se você tem medo de perder seu emprego para os “concorrentes” é por que você não se garante.

Eu vejo de outro modo. Cada pessoa que acessa o blog, curte a página do facebook ou segue no twitter é um colega a mais de profissão. Queria que biomedicina fosse mais disputada nas faculdades. Queria que todas as salas fossem lotadas do primeiro ao último ano. Quantos mais biomédicos, mais seríamos conhecidos. Mais oportunidades apareceriam. Mais investimentos na área surgiriam. Queria poder fazer muito mais pela biomedicina.

Acho incrível que medicina é uma das profissões mais concorridas e todos os anos se formam milhares de médicos e nenhum deles fica sem emprego. Sabe por quê? Há dezenas de áreas para eles se especializarem. Eles não ficam presos à uma só área, como é o caso (por enquanto) da biomedicina.

Não faça biomedicina para conseguir emprego. Esse, será uma consequência do seu empenho e dedicação.

Quem acompanha o blog sabe que no Brasil, cerca de 80% dos profissionais Biomédicos trabalham no setor de análises clínicas. Quem se forma querendo entrar nesses 80% não tem direito de reclamar depois. Embora seja ampla a área de atuação do Biomédico, a de análises clínicas ainda é a mais procurada da Biomedicina.

Para mim a parte mais díficil não foi escolher o curso de graduação, mas sim escolher a área que vou seguir. Se pudesse fazia todas possíveis. Por isso fica difícil escolher uma só.

Essa é minha opinião!

VOTE BIOMEDICINA

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |