Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits

Consultoria em saúde: uma área em plena expansão

sábado, outubro 01, 2011 0 Comentários


Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits

Trabalho permite que os profissionais com formação em saúde direcionem seus conhecimentos para assuntos mais estratégicos e corporativos.

 

Uma das profissões que vem ganhando espaço e atraindo colaboradores no setor de Saúde é a de consultor. Essa prática permite que os indivíduos com formação na área direcionem seus conhecimentos para assuntos mais estratégicos e corporativos.

“Uma pessoa que trabalha como consultor de Saúde possui um nicho muito grande de atuação. Essa esfera pode consistir em ministrar um treinamento corporativo em indústrias, abordando a promoção de Saúde até o lado mais específico, como trabalhar em hospitais”, afirmou a diretora executiva da Prisma Consultoria em Saúde, Raquel Acciarito Motta.

Segundo ela, para que uma pessoa possa trabalhar como consultor em Saúde, é muito importante que ela tenha formação na área. Isso porque é preciso entender e ter vivenciado experiências no setor, para assim poder ter propriedade para indicar melhorias e estratégias para o local.

No entanto, quem atua como consultor de Saúde deve expandir seus interesses também para outros assuntos. “Um consultor precisa acompanhar as tendências de mercado, necessita ter conhecimento em gestão, administração, tecnologia, marketing, entre outros”.

Raquel completou dizendo que ter noção sobre estes segmentos possibilita que o profissional forneça as ferramentas necessárias para que uma empresa tenha a chance de sanar o problema existente e melhorar o serviço.

Rotina de Trabalho

Ao invés de trabalhar para uma empresa de consultoria e atender às demandas dos clientes, um profissional de Saúde que atua neste ramo possui uma rotina bem dinâmica. “A maioria dos profissionais atua na sua área de formação. Quem trabalha neste setor não costuma largar a ocupação anterior e sim agregar funções”.

Raquel afirmou, porém, que essa área exige que o colaborador tenha dedicação, pois, dependendo do tipo de funções que desempenhar, precisará fazer análises, apresentar soluções para as pendências das empresas e fazer diagnósticos dos problemas. Sendo assim é preciso ter organização para conciliar as duas profissões.

Retorno Financeiro

Assim como o mercado possui uma grande amplitude para os profissionais que atuam desta forma, a remuneração varia de acordo com a função. Mas, segundo Raquel, as empresas que contratam esse tipo de serviço oferecem pagamentos muito satisfatórios. “Atuar com capital intelectual das empresas é um investimento pesado. Existem companhias que chegam a investir cerca de R$ 600 mil por ano só neste segmento”.

Quem quiser trabalhar nesse ramo pode integrar o corpo de funcionários de uma empresa de consultoria, como também abrir o próprio negócio. Para quem preferir trabalhar por conta própria ela diz que o melhor a fazer é fundar a sua consultoria e investir em estratégias de marketing, desenvolvimento, escolha de nicho e divulgação nas redes sociais.

saudeweb

 

VOTE BIOMEDICINA

Brunno Câmara Biomédico

Biomédico, CRBM-GO 5596. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast (biomedcast.com).