Nikon's Small World

Por Brunno Câmara - sábado, dezembro 24, 2011

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

"Mundo Pequeno"

A competição Nikon International Small World começou em 1974, e premia anualmente as melhores fotografias feitas através de um microscópio. É aberta a quem tenha interesse em fotografias microscópicas e tem participantes de todas as partes do mundo.

O tema não é restrito e qualquer tipo de técnica microscópica pode ser usada, incluindo contraste de fase, luz polarizada, fluorescência, contraste por interferência, campo escuro, concofocal e técnicas mistas. As imagens são julgadas por profissionais experientes nas áreas de fotomicrografia e fotografia. São levadas em consideração a originalidade, conteúdo informacional, desenvolvimento da técnica e impacto visual.

Então separei duas imagens que no quesito impacto visual, na minha opinião, têm nota dez. Confira a seguir.

 
Técnica: fluorescência

Citoesqueleto de um queratinócito humano em desenvolvimento, um tipo de célula que forma 95% da nossa pele. Por Torsten Wittmann da Universidade da Califórnia, São Francisco.

Fonte: <http://migre.me/7gRas>


Técnica: microscopia concofocal

Listeria monocytogenes polimerizando filamentos de actina da célula hospedeira em “caudas de cometa”. [Ao ser liberada no citoplasma a bactéria pode multiplicar-se através da proteína actina A, e utiliza os filamentos de actina para se deslocar até à membrana plasmática, formando uma “cauda de cometa”.] Por Matteo Bonazzi do Instituto Pasteur em Paris, França.

Fonte: <http://migre.me/7gRwP>

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |