Entrevista com o Biomédico Luiz Fernando, auditor e gestor de qualidade

Por Brunno Câmara - segunda-feira, janeiro 09, 2012

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

Quem acha que Biomédico só fica nos “bastidores”, atrás de uma bancada de laboratório ou que não pode ser um executivo, se enganou. Existem várias habilitações que nos permitem atuar além de uma bancada. Uma delas é a Auditoria. De acordo com a Resolução Nº 78 de 29 de Abril de 2002, o profissional Biomédico está habilitado a atuar em auditoria. A Resolução  Nº 184 de 26 da Agosto de 2010 dispõe sobre as atribuições no exercício das auditorias.

Você já deve ter ouvido ou lido por aí, mas será que sabe o que o Biomédico realmente pode fazer nesse campo? Por isso trago a vocês uma entrevista com o Biomédico Luiz Fernando, auditor e gestor de qualidade, que tem muitos anos de experiência. Ele conta como é atuar nessa área, como anda o mercado de trabalho para os biomédicos e muito mais. Então não perca tempo e leia a entrevista completa.

 

Luiz Fernando

     Luiz Fernando é Biomédico, pós graduado em Administração Hospitalar, Gestão da Qualidade e Produtividade. Gestor de qualidade e comercial. Auditor de qualidade. Consultor Comercial na Genoa Biotecnologia S.A e Professor universitário de gestão laboratorial e de qualidade. Foi, por muitos anos, Diretor de Patrimônio na Associação Brasileira de Biomedicina (ABBM).

 

Confira a entrevista

Blog: Por que escolheu Biomedicina?
Luiz Fernando: Sempre gostei de biologia e suas particularidades, principalmente genética humana, motivo pelo qual me fez escolher o curso.

Blog: Por que você decidiu trabalhar com auditoria e gestão de qualidade?
Luiz Fernando: Quando ingressei para estagiar em  um grande laboratório de São Paulo, encontrei uma estrutura muito bem montada de qualidade, onde toda empresa era certificada pela ISO 9000. A empresa era administrada por processos e tudo funcionava com um relógio. Achei muito interessante e decidi me especializar na qualidade, e a auditoria fez parte dos cursos que fiz.

Blog: O que o Biomédico pode fazer como auditor de saúde?
Luiz Fernando: O papel principal é avaliar a conformidade da(s) empresa(s) em relação as Leis, Normas, Resoluções e se for o caso, as certificações que o Hospital, Laboratório, Clínica ou outro serviço que escolher para atuar.

Blog: Qual a importância da  auditoria e gestão de qualidade para o setor de saúde?
Luiz Fernando: A maior importância é garantir a padronização e a qualidade dos serviços prestados.

Blog: Quais os pré-requisitos para atuar na área?
Luiz Fernando: O primeiro requisito é ter uma boa experiência na área, a segunda é estudar e muito, fazer cursos, pós graduações, ser organizado, persuasivo e um líder nato.

Blog: Como está o mercado de trabalho para o biomédico nessa área?
Luiz Fernando: Há um boa expectativa de crescimento profissional, uma vez que cada vez mais as empresas de saúde buscam melhorar sua qualidade e para isso há a necessidade da implantação de um Sistema de Garantia da Qualidade.

Blog: Quais dicas que você dá para quem pretende ser um biomédico auditor?
Luiz Fernando: Estudar, buscar se interar dos processos de qualidade da empresa que atua, procurar conhecer as legislações pertinentes tanto na esfera federal, estadual e municipal, buscar fazer cursos de auditoria e também pós graduação na área.

Blog: Considerações finais:
Luiz Fernando: Ser auditor é muito rico, uma vez que você acaba fazendo auditorias em diversas empresas, conhece muitas pessoas interessantes e importantes e tem uma visibilidade no mercado muito grande.

Quem quiser entrar em contato:
linkedin  twitter

Agradeço a entrevista concedida pelo Biomédico Luiz Fernando. Espero que tenha ajudado vocês a conhecer mais sobre essa habilitação do biomédico.

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |