Aula de Anatomia - O melhor atlas online de anatomia em português

Por Brunno Câmara - sábado, fevereiro 25, 2012

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

Quando estava nos primeiros períodos sempre busquei informação além da sala de aula. Quem já pega anatomia sabe que não é brincadeira e se você não fizer um esforço, não aprende e nem se lembrará de nada com o passar dos anos.

Na busca por sites onde poderia encontrar ajuda, encontrei o auladeanatomia.com. Já divulguei ele aqui no blog, mas como faz tempo e sempre tem gente nova no pedaço, resolvi fazer um review desse site.

aula de anatomia

Para começar, existe um menu lateral esquerdo com várias seções. Vou falar das mais interessantes.

História da anatomia

Para aqueles que gostam de saber como eram as coisas antigamente, essa é uma boa oportunidade de aprender como surgiu o estudo anatômico do corpo humano. O texto é bem interessante e você pode comparar com os dias de hoje e ver como mudou. Você ficará sabendo como eram feitas as imagens e atlas, que hoje são essenciais para nosso estudo, quem foram os principais cientistas que contribuiram para seu desenvolvimento e  muito mais.

Posições, termos e planos anatômicos

Plano Sagital

Além de saber o significado desses termos você verá ilustrações explicando cada um. Nada melhor do que aprender os termos técnicos para falar as posições do corpo, como por exemplo, quando o corpo está deitado com a face voltada para cima, diz-se que a posição é decúbito dorsal ou posição supina. Você verá que há diferenças entre médio, mediano e intermédio, pois quando começamos achamos que é a mesma coisa.

Sistemas

Agora vem a melhor parte. No menu lateral você verá os sistemas do corpo humano e poderá navegar por cada um e ver as imagens com todos os nomes das estruturas dos órgãos. As imagens foram retiradas de livros famosos e caros de anatomia, como o do NETTER, Frank H. e do SOBOTTA, Johannes.

Se você já pensou em comprar algum desses livros provavelmente desistiu (como eu), pois o preço é de outro mundo. Então o site é uma excelente alternativa para nós, meros pobres estudantes.

Então é isso. Não deixe de acessar o site e aprimorar seus conhecimentos de graça. Existe bastante conteúdo lá, então aproveite ao máximo.

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |