Dica de filme - Contágio (Contagion, 2011)

Por Brunno Câmara - domingo, março 25, 2012

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

Em novembro do ano passado, publiquei aqui no blog um post sobre uma campanha de divulgação do filme Contágio, em que foi criado um outdoor de bactérias. Hoje venho falar do filme em si.

Se você faz um curso na área da saúde, você tem que assistir. Não é o melhor filme do mundo, nem o mais emocionante. O que achei interessante foi que pode-se ver vários temas estudados nas aulas de biossegurança e epidemiologia, tais como, a maneira como as doenças são disseminadas nos dias de hoje, como somos susceptíveis à novas doenças, os níveis dos laboratórios de biossegurança, a busca pelo paciente zero, CDC,  desenvolvimento de vacinas e muito mais.

Outro ponto importante do filme é que aborda-se a questão política por trás da saúde. A busca pela cura não tem como único objetivo salvar vidas, mas há vários aspectos envolvidos, como por exemplo, os interesses da indústria farmacêutica em faturar com a venda dos medicamentos e pesquisadores querendo autopromoção. Quem são os mais beneficiados, a população ou eles?

Enfim, o filme às vezes exagera, mas quem é da área da saúde com certeza gostará. Eu gostei.

Logo abaixo você pode conferir o trailer e algumas fotos.


http://youtu.be/u-eGomOPITc

 

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |