Resultado do desafio e promoção

Por Brunno Câmara - segunda-feira, março 26, 2012

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

Foram 34 participantes. E desses, apenas três chegaram perto das respostas esperadas. Então, foi feito um sorteio entre eles e quem vai ser entrevistada pelo blog é a biomédica Jeniffer C. Montalvão.

Sorteio

Participantes

Abaixo o GABARITO.

Clique para ampliar

Gabarito:

       Para dar a resposta, você teria que contar as células epiteliais, leucócitos e hemácias e multiplicar pelo fator, dependo de quantos quadrantes fossem contados. Contando nos 4 quadrantes, multiplica-se pelo fator 250 (Vi: 10mL Vf: 1mL), então:

• 7 Células epiteliais: 1.750/mL;
• 55 Leucóticos: 13.750/mL;
• 25 Hemácias: 6.250/mL.

OBS.: No exame químico foram detectados ESTERASE LEUCOCITÁRIA e SANGUE/HEMOGLOBINA.

Filamentos de muco: RAROS
Flora bacteriana: AUMENTADA (observe que o nitrito está POSITIVO)
Cilindros: AUSENTES
Cristais: OXALATO DE CÁLCIO +/3+
Aspecto: LIGEIRAMENTE TURVO
Depósito: ESCASSO

Muitas pessoas deram as respostas por campo, mas no post estava escrito que o resultado deveria ser em estruturas contadas/mL. É notável a falta de padronização nesse exame, visto que houve muita divergência nas respostas. Muitas coisas já foram atualizadas, como por exemplo, hoje em dia os laboratórios modernos liberam a quantificação das células epiteliais, e não a qualificação.

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |