Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits

Entrevista com a Biomédica Jeniffer Montalvão

terça-feira, abril 17, 2012 0 Comentários


Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits

  

 

          Jeniffer Montalvão é Biomédica, formada na Faculdade Padrão. Foi estagiária no Laboratório Saluti em Goiânia. Participou do desafio da semana em que tinha que fazer o exame microscópico de um EAS. Ficou entre os três que acertaram e então foi sorteada para responder a entrevista.

 

 

Confira a entrevista

BLOG: Por que você escolheu Biomedicina?
Jeniffer: Eu sempre fui fascinada na área de pesquisas em que se utilizava materiais biológicos de humanos em prol de um futuro de melhoria na saúde da sociedade. Por isso me identifiquei com a Biomedicina por proporcionar um trabalho semelhante.

BLOG: O que mais gostou no curso?
Jeniffer: O curso em si é bem fascinante, mas me identifiquei mais com as matérias específicas como hematologia e microbiologia onde eu identificava diretamente os microrganismos causadores de enfermidades ou até mesmo uma célula alterada devido a alguma patologia que o paciente tivesse.

BLOG: Se pudesse mudar alguma coisa na Biomedicina, o que seria?
Jeniffer: Na Biomedicina não mudaria nada, mas mudaria na sua propagação, para que as pessoas se tornassem mais cientes da importância do biomédico na sociedade.

BLOG: Como você enxerga o mercado de trabalho para o Biomédico?
Jeniffer: Embora quase todos vão para a área de análises clínicas, o mercado tem se expandido, com novas habilitações, proporcionando um leque de escolhas a nós profissionais. Mas depende muito do mercado de trabalho de cada região e o papel o conselho também se torna fundamental.

BLOG: Você acha que há uma grande diferença no curso de faculdades particulares e públicas?
Jeniffer: Não acho que tenha uma diferença não. Eu estudei numa faculdade particular, tive professores ótimos que ,inclusive trabalhavam em outras instituições, até mesmo nas federais e creio que quem faz a faculdade é o próprio aluno. O aluno pode estudar na melhor instituição, mas se ele não se empenhar não vai fazer diferença no mercado de trabalho.

BLOG: Quais as qualidades, na sua opinião, uma pessoa deve ter para fazer Biomedicina?
Jeniffer: Acima de tudo, gostar de estudar química (risos). Gostar da área da saúde também é fundamental e isso se põe a prova logo no começinho nas aulas de anatomia. Passando dessa fase é se dedicar nos estudos mais profundos e gostar realmente do que faz e identificar o seu real papel na sociedade.

BLOG: Qual a dica que o você dá para quem está começando o curso agora? E para quem está terminando? 
Jeniffer:
  • Pra quem está começando agora, meus parabéns pela escolha e se esforce bastante para conseguir ter uma realização no mundo acadêmico e ter prazer em estudar. Ah, e não liguem em comentários maldosos que tentem colocarem vocês para baixo, pois a certeza maior de um acadêmico é quando se tem a realização que sua escolha foi a certa.
  • E para quem está terminando, essa é só uma conclusão de uma etapa. Não basta só concluir a graduação, e sim correr atrás de novos conhecimentos e estar por dentro de novas descobertas em relação a saúde humana.

BLOG: Considerações finais
Jeniffer: Espero ter ajudado em algumas dúvidas e deixar bem claro que eu escolhi a profissão certa. E é o que eu sempre digo : “- Fazer Biomedicina é sentar na primeira fileira para ver o espetáculo da vida”.

Quem quiser entrar em contato com a Jeniffer Montalvão, aqui tem o link de seu perfil no facebook:

Agradeço a Jeniffer pela entrevista!

Brunno Câmara Biomédico

Biomédico, CRBM-GO 5596. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast (biomedcast.com).