Biomedicina foi tema do programa Globo Universidade

Por Brunno Câmara - sábado, julho 28, 2012

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.


Para quem não sabia ou não viu, o programa da Rede Globo, Globo Universidade, teve como tema desse sábado, 28/07/12, o nosso curso: Biomedicina, ou como eles enfatizaram bastante, Ciências Biológicas Modalidade Médica. Caso não saiba, essa nomenclatura entrou em desuso, e o mais adequado é chamar Curso de Biomedicina (confira).

Primeiramente fiquei surpreso em saber que a Globo iria dedicar um programa inteiro só para a biomedicina. Mas logo vieram os pensamentos: “Será o que eles vão falar?”, “Vão abordar só as análises clínicas?”, entre outros.

Eles começaram a matéria em um laboratório de análises clínicas. Então achei que iriam focar nisso. Mas, então, o programa foi direcionado para mostrar estudantes e biomédicos pesquisadores. Confesso que desde pequeno esse é meu objetivo: ser pesquisador. E as matérias foram bem legais.

Eles mostraram algumas linhas de pesquisa da UFRJ e INCA, através do acompanhamento da rotina de três estudantes. Bem interessante.

Mas, como nem tudo são flores… faltou falar bastante coisa sobre o curso (quem assistiu percebeu). Muitas pessoas que assistiram o programa, tenho certeza, ficaram com uma impressão errada do curso, que não envolve apenas pesquisa e reprodução humana.

Faltou a abordagem das outras tantas habilitações, e até mesmo das análises clínicas, que apesar de o mercado para essa área estar saturado, ainda é o destino da maioria dos recém-formados. Não falaram da estética, perfusão, imagenologia, banco de sangue, etc. Resumiram a biomedicina em apenas duas áreas.

No site tem até um texto, que foi escrito com base no CFBM, mas muitas pessoas só assistiram o programa e não tiveram acesso a esse texto.

ASSISTA O PROGRAMA NA ÍNTEGRA

topblog1

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |