Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits

Células-tronco podem se tornar qualquer célula, mas não sem essa proteína

quarta-feira, agosto 22, 2012 0 Comentários


Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits


Crédito: TEK IMAGE/SCIENCE PHOTO LIBRARY

Como as células-tronco preservam sua habilidade de se tornar qualquer tipo de célula no corpo? E como elas “decidem” desistir desse estado mágico e começar e se especializarem?

Se os pesquisadores pudessem responder essas perguntas, nossa habilidade em aproveitar essas células para tratar doenças poderia aumentar bastante. Agora, um time de pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Michigan publicou uma descoberta chave que poderia ajudar esse sonho virar realidade.

O artigo foi publicado na edição desse mês do periódico Cell Stem Cell. Foi mostrado que existe uma proteína, chamada Mof, com papel fundamental na preservação da latência dessas células-tronco e posterior estímulo da diferenciação em camundongos.

Os resultados mostram que a Mof tem um importante papel na “epigenética” das células-tronco, ajudando essas células a ler e usar seu DNA.

Ela regula o mecanismo de transcrição no núcleo, sem ela não tem como ser uma célula-tronco. Há muitas proteínas como ela, chamadas histonas acetiltransferases, em células – mas somente a MOF é importante em células indiferenciadas.

Sem a Mof, as células-tronco embrionárias perderam a capacidade de auto-regeneração e começaram a diferenciar.

Os novos achados podem ter particular importância para trabalhos sobre células-tronco pluripotentes induzidas, que são o tipo de célula que não vem de um embrião e sim de tecidos adultos.

Xiangzhi Li, Li Li, Ruchi Pandey, Jung S. Byun, Kevin Gardner, Zhaohui Qin, Yali Dou. The Histone Acetyltransferase MOF Is a Key Regulator of the Embryonic Stem Cell Core Transcriptional Network.Cell Stem Cell, 2012; 11 (2): 163 DOI:10.1016/j.stem.2012.04.023

topblog1

Brunno Câmara Biomédico

Biomédico, CRBM-GO 5596. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast (biomedcast.com).