Infecção do Trato Urinário - ITU

Por Brunno Câmara - quarta-feira, agosto 29, 2012

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

É uma infecção muito frequente nas mulheres. A prevalência de ITU nas mulheres é diretamente proporcional ao avanço da idade, com a ocorrência de bacteriúria em 10% a 15% das mulheres com idade entre 65-70 anos e em 15% a 20% acima de 80 anos.

Em geral, são as bactérias gram-negativas aeróbias presentes na flora intestinal que causam as ITUs. A Escherichia coli é responsável por 85% a 90% das infecções não complicadas em pacientes hígidas não hospitalizadas.

Nas mulheres sexualmente ativas, dois agentes tornam-se mais prevalentes: o  Staphylococus saprophyticus, que parece ser responsável por 5% a 20% das cistites agudas, e a Clamydia trachomatis.

Mulheres na pós-menopausa têm diminuição do nível de estrogênio circulante, o que promove atrofia vaginal, resultando em flacidez dos ligamentos uterinos, do assoalho pélvico e da bexiga.

 

 

                        Diagnóstico

 

 

 

O diagnóstico baseia-se fundamentalmente no quadro clínico, mas devem ser realizadas coleta da urina e cultura com antibiograma antes de iniciar o tratamento, com o objetivo de confirmar o diagnóstico e prescrever o antibiótico adequado. Devem ser excluídas as vaginites, as doenças sexualmente transmissíveis e os divertículos na uretra, que podem simular uma cistite.

Fundamentação Teórica: Infecção do trato urinário. Especialização em Saúde da Família. UNIFESP

topblog1

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |