Profissionais da saúde de Goiânia ficam proibidos de circular com EPIs

Por Brunno Câmara - sábado, agosto 18, 2012

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

No dia 23 de julho foi aprovada a Lei nº 9160, que proíbe a circulação dos profissionais de saúde utilizando equipamentos de proteção individual fora do ambiente de trabalho. Para conscientizar e lembrar os profissionais, a Secretaria Municipal de Saúde irá promover campanhas de educação. A nova norma pretende evitar contaminações e programação de doenças infecto-contagiosas.

Com as novas regras, todos os profissionais da saúde, incluindo estudantes e estagiários, não poderão mais circular com jalecos e aventais em ambientes que não sejam os de trabalho. Além disso, fica proibida também a circulação de outras vestimentas especiais utilizadas para desempenho das funções profissionais, como máscaras, gorros e unissex (vestimenta utilizada em UTI's).

A lei inclui todos os profissionais ligados à saúde, assim, pessoas ligadas a laboratórios ou cozinhas de hospitais também são afetados. Os infratores estão sujeitos a advertências e multas, de acordo com o Código de Posturas do Município.

A chefe da coordenação municipal de controle de infecção em serviço de saúde do departamento de Vigilância Sanitária, Zilah Cândida Pereira das Neves, explica que a medida foi tomada para evitar a transmissão de microorganismos patogênicos para outras pessoas.

A SMS também irá alertar a população sobre o risco de contaminação biológica afixando cartazes em transportes coletivos, bares, restaurantes e supermercados. A lei entrará em vigor 120 dias após a data de publicação.

SMS Goiânia
Texto: Ana Flávia Marinho
Imagem: band.com.br

topblog1

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |