Biomedicina na Folha de São Paulo: "Biomédico faz análises clínicas para diagnóstico"

Por Brunno Câmara - sexta-feira, setembro 28, 2012

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

image

Ontem, dia 27/09, o jornal Folha de São Paulo publicou uma matéria falando sobre a biomedicina. Com o título “Biomédico faz análises clínicas para diagnóstico” a matéria fala um pouco da biomedicina na área de pesquisas e análises clínicas e também a compara com a medicina.

Confira!

“Nomes parecidos, atuações complementares. Essa é a relação entre medicina e biomedicina.

A graduação em medicina prepara o profissional com um foco prático na cura de doenças e na restauração da saúde, atuando em clínicas e em hospitais.

Já a biomedicina dá atenção especial à investigação e à pesquisa das doenças.

"Sempre gostei da área médica, mas não queria tratar de pacientes. Descobri biomedicina no cursinho e me encontrei. É voltado para esse campo, mas focado em pesquisa", afirma Eliete Caló Romero, 45, biomédica e uma das diretoras do Centro de Bacteriologia do Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

O biomédico trabalha com análises clínicas. Em um laboratório, é o responsável pela avaliação dos exames (por exemplo, de sangue e urina) e pela emissão dos laudos.

Não prescreve medicamentos nem realiza procedimentos cirúrgicos, atribuições do médico.

Em relação ao tratamento e à cura de doenças, as duas profissões são complementares.

O médico utiliza os resultados obtidos nos laboratórios pelo biomédico para fazer diagnósticos --e o biomédico usa em suas pesquisas dados práticos levantados pelos médicos.

Especializada em leptospirose, Eliete exemplifica essa relação. "Quando os médicos suspeitam da doença, colhem o material e mandam para o nosso laboratório. Aqui fazemos uma série de exames para atestar se o paciente tem a doença ou não. Em caso positivo, cabe ao médico prescrever o melhor tratamento."

A duração dos cursos também deve ser levada em conta na hora da decisão. Em medicina, são seis anos em tempo integral --além do período da residência. Já o curso de biomedicina, na maioria das universidades, dura quatro anos.”

 

Link

topblog1

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |