Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits

Novo teste forense pode predizer a cor do cabelo e olhos de suspeitos

sábado, setembro 01, 2012 0 Comentários


Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits


Imagem via PeterPhoto123/Shutterstock.com.

Uma nova técnica forense chamada Hirisplex está sendo desenvolvida para permitir que investigadores possam predizer certas características físicas de suspeitos de algum crime – como a cor do olho e cabelo – depois de analisar traços de DNA deixados na cena do crime.

Ao contrário do perfil genético, essa técnica determina o Perfil Fenotípico, e não necessita de nenhuma informação genética preexistente do suspeito. Em outras palavras, não é necessário uma segunda amostra de DNA para poder fazer uma comparação para inclusão ou exclusão do suspeito.

Como a técnica Funciona

O sistema inclui seis marcadores de DNA previamente usados em um teste para cor de olho conhecido como Irisplex, combinando-os com marcadores para cabelo.

No estudo, os autores usaram a Hirisplex para predizer fenótipos de cor do cabelo em amostras obtidas de três populações europeias.

Em média, a tentativa de predizer a cor teve uma precisão de 69.5% para cabelos loiros, 78.5% para castanhos, 80% para ruivos e 87.5% para cabelos pretos.

O time também foi capaz de determinar com uma predição de aproximadamente 86% se uma pessoa de olhos castanhos e cabelos pretos tinha origem europeia ou não.

O estudo foi publicado no periódico FSI Genetics.

The HIrisPlex system for simultaneous prediction of hair and eye colour from DNA. Susan Walsh, Fan Liu, Andreas Wollstein, Leda Kovatsi, Arwin Ralf, Agnieszka Kosiniak-Kamysz, Wojciech Branicki, Manfred Kayser. Forensic Science International Genetics. 22 August 2012 (Article in Press DOI: 10.1016/j.fsigen.2012.07.005)

Fonte:

topblog1

Brunno Câmara Biomédico

Biomédico, CRBM-GO 5596. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast (biomedcast.com).