Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits

O Biomédico e a Bioengenharia

terça-feira, outubro 02, 2012 0 Comentários


Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits


Imagem: Guia do Estudante

Confira o texto escrito pelo Biomédico Antônio José Ipólito, mestre em Ciências na área de Bioengenharia pela USP. Ele comentou no post do blog sobre a Engenharia Biomédica e então pedi para ele elaborar um texto para tirar nossas dúvidas e ele topou. Agradeço desde já, pela sua contribuição.

“Sempre comenta o meu sábio orientador – A bioengenharia é o futuro do mundo. Concordo! A Bioengenharia ou Engenharia Biomédica engloba conhecimentos de áreas que se complementam: a Engenharia e a Biomedicina. Refletindo, imaginem poder desenvolver um aparelho de ultrassom para tratar lesões celulares, softwares para estudos de estruturas ósseas ou outros tecidos, análises microbiológicas em implantes ou até o desenvolvimento de novo material para implante. Isso é Bioengenharia, uma área onde o Biomédico é muito bem-vindo.

Muitos Biomédicos têm desenvolvido estudos relacionados com biofilmes bacterianos relacionados com implantes, desde como romper essa barreira até a identificação das bactérias que ali atuam, causando danos à saúde do paciente, ou ainda análise de imagens relacionadas com estruturas anatômicas envolvidas em estudos de resistência, o desenvolvimento de material de implante, ou a ele associado, entre outros. Isso vai desde a ortopedia até ortodontia.

Uma grande área multidisciplinar, se não a mais multidisciplinar de todas. Isso porque nossa base curricular é recheada de disciplinas que nos permite amplo conhecimento, para desenvolvimento de projetos nessa área.

Desenvolvi meu projeto usando conhecimentos de acupuntura e imagem teletermográfica. Duas habilitações do Biomédico, acupuntura e imagenologia. Neste caso, a Biomedicina contribuiu para o estudo da interação de agentes físicos com sistemas biológicos.

A interação de biomateriais como, por exemplo, vitrocerâmica no tratamento de lesões teciduais, tem sido objetos de pesquisa entre Biomédicos participantes do programa de Bioengenharia, visando melhor eficácia da recuperação celular. Percebe-se que, neste caso, exige-se conhecimento de Citologia e ninguém melhor que um Biomédico para este tipo de pesquisa.

Durante o desenvolvimento do projeto, o profissional da saúde matriculado no programa de Bioengenharia, deverá cumprir disciplinas da área de exatas como Matemática e Física aplicada à Biologia. Da mesma forma, o aluno da área de exatas, vai adquirir conhecimentos básicos sobre Morfologia Celular e Anatomia Humana.

O Programa de Pós-Graduação em Bioengenharia, da Universidade de São Paulo, campus de São Carlos, desde sua fundação, vem recebendo alunos tanto da área de saúde quanto da área de exatas, para o desenvolvimento de projetos de diversas subáreas.”

Maiores informações, acesse o site www.eesc.usp.br/biong e conheçam as áreas de pesquisa do programa, a data para a seleção de novos alunos e comprovem como o Biomédico será muito bem recebido.

Me. Antônio José Ipólito
Biomédico (CRBM-1:  3012), Especialista em Acupuntura, Mestre em Ciências na área de Bioengenharia – USP, Coordenador da Comissão de Pesquisa da Associação Biomédica de Acupuntura (www.abiomac.org.br). Docente da Habilitação em Acupuntura do Curso de Biomedicina do Centro Universitário Barão de Mauá – Ribeirão Preto – SP (www.baraodemaua.br)

Brunno Câmara Biomédico

Biomédico, CRBM-GO 5596. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast (biomedcast.com).