Fiocruz vai criar centro de produção de kits diagnósticos para o SUS

Por Brunno Câmara - sexta-feira, novembro 16, 2012

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aprovou, junto ao Fundo Nacional de Saúde, a criação do Centro de Produção de Kits Diagnósticos para o SUS, que vem a ser uma plataforma de desenvolvimento e produção de testes capazes de responder a situações de surtos ou demandas sazonais de doenças emergentes e re-emergentes.

Com o projeto, a Fiocruz passará a ter uma plataforma de desenvolvimento, validação e produção, em Boas Práticas de Fabricação, de kits diagnósticos para atendimento às demandas específicas para ações de vigilância epidemiológica de doenças infectocontagiosas, como as doenças negligenciadas, para as quais não existe hoje disponibilidade comercial de testes.

Uma outra expectativa é estabelecer uma rede de cooperação com os laboratórios públicos e de referência; desenvolver, registrar, produzir e distribuir kits diagnósticos para testes imunológicos e moleculares necessários às ações de vigilância epidemiológica do território nacional e fronteiras.

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |