Meios de contraste em Ressonância Magnética

Por Brunno Câmara - terça-feira, janeiro 29, 2013

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

Os meios de contraste em RM são usados para realçar as lesões, e não os tecidos normais, de modo que facilite sua localização, características e diagnóstico diferencial.

Em radiologia convencional os meios de contraste (iodo e bário) atenuam o feixe de raios x, portanto, a imagem vista na imagem radiográfica corresponde fisicamente à presença dessas substâncias.

Na RM, substâncias paramagnéticas alteram o campo magnético local, reduzindo os tempos de relaxação longitudinal e transversal dos núcleos de Hidrogênio excitados.

Os meios de contraste em RM são definidos como contraste por T1 e contraste por T2.

  • O encurtamento no tempo de relaxação longitudinal intensifica os sinais dos tecidos na ponderação T1.
  • O encurtamento no tempo de relaxação transversal reduz os sinais na ponderação em T2.

T1 sem contraste

T1 com contraste

Gadolínio

O gadolínio é a base do meio de contraste mais utilizado em RM. É um elemento da família dos metais nobres.

É um metal pesado altamente tóxico para o organismo humano. A sua administração só é possível porque é agregado a outras substâncias chamadas de quelatos. O DTPA (ácido dietileno triaminopentacético) é um dos quelados mais utilizados nos contrastes de RM.

A dose recomendada para a maioria dos exames de ressonância é de aproximadamente 0,1 mmol/kg de peso. A dosagem pode ser dobrada nos casos de estudos angiográficos por ressonância.


Fonte: Comitê Japonês de Segurança em Meios de Contraste

VOCÊ SABIA?

O profissional Biomédico legalmente habilitado na área está apto a operar os equipamentos de serviços de Imagem. A interpretação e assinatura de laudos são procedimentos vetados aos profissionais Biomédicos e privativos dos médicos radiologistas.

O profissional Biomédico não pode realizar a injeção de contrastes em exames de diagnóstico por imagem. Este procedimento deve ser realizado por profissional da Enfermagem.

A Biomédica Marcela, leitora do blog, informou que segundo a normativa 01/2012, o Biomédico pode sim administrar meios de contrastes em pacientes. Apesar disso, quando a pesquisa foi feita para a elaboração desse post, o site do conselho ainda apresentava o texto riscado acima.

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |