Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits

Ágar EMB (Eosin Methylene Blue)

sábado, fevereiro 02, 2013 0 Comentários


Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits

O EMB é um meio para diferenciação ligeiramente seletivo utilizado para o isolamento e diferenciação de bacilos entéricos gram-negativos (enterobactérias e outros bastonetes gram-negativos) provenientes de amostras clínicas.

Baseia-se numa formulação descrita inicialmente por Holt-Harris e Teague em 1916. A formulação original de Holt-Harris e Teague foi modificada por Levine.

A principal diferença entre as duas consiste na inclusão de sacarose no meio de Holt-Harris e Teague. A sacarose é fermentada por determinados organismos entéricos de forma mais rápida do que a lactose.

O EMB contém corantes de eosina e azul de metileno que inibem as bactérias gram-positivas num determinado grau. Os corantes funcionam também como indicadores de diferenciação em resposta à fermentação da lactose e/ou sacarose por micro-organismos.

Os coliformes produzem colónias pretas-azuladas, enquanto as colônias de Salmonella e Shigella são incolores ou têm uma cor âmbar transparente. As colônias de Escherichia coli poderão apresentar um reflexo verde metalizado característico, devido à rápida fermentação da lactose.

Resumo

Tipo: Diferencial (lactose) e seletivo (inibição da coloração e precipitação em pH ácido).
Propósito: Diferencia fermentadores de lactose (E. coli) de não fermentadores (Salmonella, Shigella).
Interpretação:
Fermentadores: azul/preto; não fermentadores: sem cor ou roxo claro.

Fonte: Becton Dickinson (BD)

Brunno Câmara Biomédico

Biomédico, CRBM-GO 5596. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast (biomedcast.com).