Cálcio: o primeiro passo para o início da resposta imunológica a ferimentos

Por Brunno Câmara - sexta-feira, fevereiro 15, 2013

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

Até recentemente, muito pouco se sabia sobre como um tecido injuriado é capaz de atrair e ativar os primeiros leucócitos para a ferida – o primeiro estágio no processo de cura.

Contudo, pesquisadores da Faculdade de Bioquímica da Universidade de Bristol, em colaboração com um grupo de pesquisadores da Universidade de Bath, mostraram que o primeiro passo nesse processo de recuperação é um “jato” de cálcio que se espalha como uma onda através das junções que conectam todas as células.

Esse jato de cálcio vai então ativar uma enzima, conhecida como DUOX, que sintetiza Peróxido de Hidrogênio, que, em resposta, atrai os primeiros leucócitos para o ferimento. Essa invasão de leucócitos, que é iniciada durante a nossa resposta inflamatória, é necessária para matar micro-organismos e parar a bacteremia.

Os achados indicam que o jato de cálcio induzido pelo ferimento representa o sinal mais precoce depois que acontece o ferimento e pode orquestrar o rápido recrutamento de células imunológicas.

Esse é mais um grande passo para entender o processo que nos deixa a salvo das infecções. Novos estudos serão feitos, a partir desse.

Link para o artigo - www.cell.com

Informações da ScienceDaily

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |