Entrevista com a Biomédica Andréa Nasser, especialista em Assuntos Regulatórios

Por Brunno Câmara - sexta-feira, março 08, 2013

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

Andréa Nasser

Poucas empresas e profissionais sabem o que é a prática de assuntos regulatórios no Brasil. Os Assuntos Regulatórios abrangem as práticas de licenciamento, registro, adequação de áreas, fiscalização sanitária, boas práticas, documentos, importação, exportação, bulas, propagandas, embalagens e especificações de Medicamentos, Cosméticos e demais produtos Regulados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Confira a entrevista!

Blog: Por que você escolheu Biomedicina?
Andréa:
Sempre gostei muito da área de saúde. A escolha do curso aconteceu no meu 2º ano de cursinho quando visitei, na universidade, uma feira de profissões. No entanto, apesar de ter feito meu estágio no 4º ano em laboratório hospitalar nunca trabalhei com análises clínicas, assim que me formei fui contratada por uma indústria para trabalhar na microbiologia.

Blog: Quando é qual o motivo que a levou a escolher a área de Assuntos Regulatórios?
Andréa: Pensando bem posso dizer que foi a área de Assuntos Regulatórios que me escolheu. Trabalhei por 8 anos em uma indústria cosmética (2002-2010), durante os 5 primeiros anos estive diretamente ligada as áreas laboratoriais de microbiologia e controle de qualidade. Em 2008 recebi uma proposta da empresa para assumir o departamento técnico/comercial que na época também cuidava dos arquivos de registro de produto. Com o passar do tempo a área regulatória tomou tal proporção que já precisava de um departamento exclusivo, assim nasceu o departamento interno de Assuntos Regulatórios, o que me permitiu conhecer melhor a área e me apaixonar por ela.

Blog: O que o Biomédico pode fazer nessa área?
Andréa:
Não existe nenhuma norma que diga quais são os profissionais que podem atuar na Área Regulatória. Para você ter uma ideia a alguns anos atrás a maioria dos escritórios que prestavam este tipo de assessoria eram constituídos por advogados que se especializavam na área sanitária. O que vemos hoje é que as grandes empresas possuem internamente esses departamentos com profissionais de várias áreas se moldando a necessidade da área regulada e as pequenas contratam assessorias para auxilia-los na manutenção documental. Sendo assim o biomédico tem total abertura de mercado para atuar e se especializar nas diversas áreas regulatórias.

Blog: Como você avalia o mercado de trabalho atualmente? Existem muitas oportunidades? Qual a média salarial?
Andréa: Como muito bem tratado no livro: A estratégia do oceano azul  - W. Chan Kim - Renée Mauborgne, a ideia é diversificar, buscar novos caminhos, novas possibilidades na área, pois o mercado está saturado dos mesmos profissionais. Oportunidades existem, mas nem todo profissional está pronto para enxergar outra vertente. A ANVISA tem se mostrado cada vez mais exigente e atuante junto as áreas que trabalham sob sua regulação, assim muitas empresas precisam de profissionais capacitados para atuarem na área. Com relação a média salarial é difícil quantificar pois nessa área o biomédico pode trabalhar tanto em uma multinacional como em uma micro ou pequena empresa e até mesmo prestar assessoria como é o meu caso.

Blog: Quais são os pontos positivos e negativos da área?
Andréa: É uma área muito dinâmica, está sempre em constante processo de melhoria o que pode ser ao mesmo tempo um aspecto positivo ou negativo dependendo do profissional. Se você tem um perfil burocrático, se identifica com papéis e principalmente gosta muito de ler (diário oficial, leis, portarias, decretos, relatórios, etc.) você é a pessoa certa para área, mas se só de pensar você já cansou, melhor não se arriscar pois não se manter atualizado com as regulamentações será um problema certo.

Blog: Como um Biomédico pode ingressar no campo de Assuntos Regulatórios?
Andréa: Atuando em indústrias ou importadoras, pois apenas essas empresas são detentoras de registro de produto no Brasil.

Blog: Quais os conselhos que você dá para quem tem interesse em seguir essa área?
Andréa: Por ser uma área diferente do que a maioria dos profissionais atuam, o ideal seria começar por um estágio, independente do segmento (medicamentos, cosméticos, alimentos, saneantes, etc) assim dá pra ter uma noção geral da rotina de trabalho. Se depois disso você se identificar sugiro uma especialização na área e o restante é trabalho.

Blog: Fale um pouco de sua empresa, a NB Assessoria Regulatória.
Andréa: A ideia de montar o escritório surgiu em 2010 quando meu sócio, Lucas Bastianini – Químico Industrial, e eu ainda trabalhávamos no departamento de assuntos regulatórios da indústria cosmética. Vimos a oportunidade e resolvemos arriscar. Hoje nosso escritório presta assessoria para várias empresas: indústrias, distribuidoras e importadoras em especial nas áreas cosméticas e de saneantes. Para conhecer um pouco mais do nosso trabalho acesse nosso site www.nb-assessoria.com

Blog: Considerações finais.
Andréa: Independente da área biomédica que você resolva atuar o que vale sempre é o que te faz diferente dos demais profissionais. Pense, se você fosse contratar você mesmo que qualificações e experiências gostaria de encontrar listadas? O sucesso sempre vem para aquele que está disposto a não desistir dele. Boa sorte!

Agradeço imensamente a Biomédica Andréa Nasser pela entrevista. Com certeza ajudará muitos estudantes e profissionais a olhar com mais interesse por essa área.

Contato - nb-assessoria.com/contato

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |