Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits

Aspergillus sp.

quinta-feira, abril 25, 2013 0 Comentários


Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits

Aspergillus sp. -  fungo causador da aspergilose.

Esses fungos são cosmopolitas e extremamente presentes na natureza, sendo encontrados em restos orgânicos, no solo, no ar e sobre a superfície de seres vivos, etc.

Por essas razões, representa no laboratório de micologia, uma fonte frequente de contaminação dos meios de cultura  e de espécimes clínicos a serem analisados.

A  aspergilose  pode  se  apresentar  em  indivíduos  imunocompetentes,  como  lesões  localizadas  em unhas,  pés,  canal  auditivo,  olhos  e  forma  broncopulmonar  alérgica. 

Em  pacientes  imunocomprometidos,  tende  à  forma  disseminada  ou  cerebral,  de  alta  letalidade,  geralmente, associada a neutropenia ou à doenças debilitantes.

Procedimento laboratorial:

Amostra: secreção do trato respiratório, material de biópsia e lavado brônquico.

• O exame microscópico revela hifas septadas e hialinas, com 4 a 6 µm de diâmetro e que se ramificam em ângulo de até 45º.

Cultura: colônias de Aspergillus fumigatus (o mais comumente encontrado), a espécie mais associada à doença em humanos, podem ser facilmente, isoladas em ASD, em até 7 dias (crescimento rápido) com desenvolvimento, na superfície do meio, de filamentos brancos-hifas - que se tornam verde a verde-acinzentado, com a formação de esporos.

Com informações da Anvisa

Brunno Câmara Biomédico

Biomédico, CRBM-GO 5596. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast (biomedcast.com).