Ministério da Saúde vai começar a implantar o NAT em hemocentros do Brasil

Por Brunno Câmara - terça-feira, junho 18, 2013

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

O Ministério da Saúde (MS) incorporou o Teste de Ácido Nucleico (NAT) na triagem sorológica do doador de sangue do SUS. A medida foi publicada no Diário Oficial da União e passa valer em 180 dias.

Atualmente, o teste mais utilizado no país para controle de qualidade do sangue doado é o ELISA (Ensaio de Imunoabsorção Ligado à Enzima), que detecta o HIV em aproximadamente 22 dias após a infecção e o HCV (vírus da hepatite C) em aproximadamente 70 dias.

Com o uso do NAT o tempo de detecção do HIV será reduzido para cerca de 6 a 10 dias e do HCV para 20 dias comparado com o grande tempo que se leva para detecção dos agentes pelo teste ELISA.

A diferença entre os dois testes é que o NAT investiga o material genético do vírus, enquanto o ELISA verifica a presença de anticorpos contra o vírus no organismo. A vantagem do NAT é que ele encurta a janela imunológica, ou seja, período em que o vírus permanece indetectável em um indivíduo.

Produto brasileiro

Atualmente o que dificultava a implementação do NAT no Brasil era seu alto custo, já que envolve biologia molecular e os reagentes tinham que ser importados.

Agora a BioManguinhos será a fornecedora dos kits, que vêm sendo produzidos e testados desde 2010. O gerente do Programa de Reativos para Diagnósticos de BioManguinhos afirmou que o kit identificou mais de dez janelas imunológicas [bolsas de sangue contaminadas com o vírus da aids ou da hepatite C] de 2,5 milhões de bolsas de sangue triadas.

O gerente da BioManguinhos informou que atualmente o NAT brasileiro detecta HIV e hepatite C. Os vírus da hepatite B e da dengue serão os novos alvos do teste.

Para saber mais sobre o NAT

Com informações do Ministério da Saúde

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |