Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits

Supremo Tribunal dos Estados Unidos decide que os genes não podem ser patenteados

quinta-feira, junho 13, 2013 0 Comentários


Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits

Em dezembro de 2012 publiquei aqui no blog que o Supremo Tribunal dos Estados Unidos decidiria se os genes humanos poderiam ser patenteados. O caso envolve a empresa americana Myriad Genetics Inc., que tem patentes de dois genes (BRCA1 e BRCA2) ligados ao  risco aumentado de câncer de mama e ovariano.

Hoje, 13/06, o Supremo Tribunal decidiu, por unanimidade, que os genes humanos não podem ser patenteados. Mas, os nove juízes disseram que, mesmo o material biológico não podendo ser patenteado, versões sintéticas desse material podem.

Testes e técnicas que usam sequências de DNA para detectar mutações, por exemplo, ainda podem ser patenteados. O que não pode é patentear a própria sequência, mesmo quem a descobriu.

Isso é positivo, pois os pesquisadores poderão fazer suas pesquisas sem esbarrar em patentes e ter que pagar para usar uma informação que é de todos.

Com informações da CNN International

Brunno Câmara Biomédico

Biomédico, CRBM-GO 5596. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast (biomedcast.com).