Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits

Quando um exame deve ser solicitado

terça-feira, julho 23, 2013 0 Comentários


Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits

Hoje em dia os exames laboratoriais/complementares são fundamentais no diagnóstico e tratamento de doenças. Tempos atrás eles eram solicitados para confirmar ou descartar hipóteses diagnósticas, mas atualmente eles transformaram-se em um meio para o médico formular, em vez de verificar, essas hipóteses.

Confira quais são as principais indicações para a solicitação dos exames:

Diagnóstico: depois de ouvir a queixa do paciente e fazer o exame físico, o exames laboratoriais servem para testar as hipóteses, confirmando ou excluindo determinadas enfermidades.

Acompanhamento: depois de determinar a doença, é necessário acompanhar o paciente, avaliando a progressão ou regressão em resposta ao tratamento.

Prevenção: quanto mais cedo detectar-se alterações maiores as chances de cura. Por isso a importância dos exames de rotina.

Solicitação do paciente: com o avanço da tecnologia e o acesso à informação ao alcance de todos ficou mais frequente a iniciativa do paciente em querer realizar exames e então levá-los à consulta médica.

O biomédico perfusionista não só pode, como deve solicitar exames na hora da cirurgia, pois a partir deles é que muitas decisões importantes são tomadas. Para saber mais clique aqui.

Com informações do livro: Laboratório na Prática Clínica: Consulta rápida. Artmed, 2010.

Brunno Câmara Biomédico

Biomédico, CRBM-GO 5596. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast (biomedcast.com).