Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits

Um robô criado para tirar sangue

segunda-feira, julho 29, 2013 0 Comentários


Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits

Uma startup chamada Veebot está testando um protótipo de robô que, eles esperam, fará a coleta de sangue ser mais rápida e precisa que a feita por humanos. A meta é automatizar tanto a coleta, quanto as punções venosas para tornar o processo ainda mais padronizado e, com isso, reduzir os erros.

O robô tem um torniquete similar àquela bolsa que prende o braço nos equipamentos que aferem a pressão arterial, a fim de deixar as veias do paciente proeminentes. Ele usa luz infravermelha, uma câmera especial e ultrassom combinados com um software de análise de imagens para escolher uma veia e confirmar se há sangue o bastante fluindo por ela.

Depois disso, o robô prepara a agulha e a espeta no braço até uma profundidade pré-calculada. O processo todo leva cerca de um minuto, mais o tempo para coletar o sangue — dependendo dos exames solicitados.

Apesar disso ele não substitui o profissional, pois ainda é necessária uma pessoa para recolher o sangue nos tubos. O robô seria para reduzir o tempo e erros com o acesso venoso.

No momento o Veebot consegue escolher a melhor veia em 83% dos casos, o que bate com a média de um coletador médio. A empresa diz que trabalhará para chegar a taxas de 90% antes de entrar em testes clínicos.


http://youtu.be/s30FPobi9iA

Fonte: Gizmodo Brasil

Brunno Câmara Biomédico

Biomédico, CRBM-GO 5596. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast (biomedcast.com).