Cérebro sem sulcos e giros

Por Brunno Câmara - quinta-feira, setembro 19, 2013


Curta nossa página ↓

Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits


Imagem: Adam Voorhes

Este cérebro foi de uma mulher, internada em um hospital para pacientes com doenças mentais dos Estados Unidos, que morreu em 1970.

Ele estava armazenado na Universidade do Texas, juntamente com outros 100 cérebros. No frasco onde está conservado a etiqueta diz que a paciente tinha agiria cerebral – ausência de sulcos e giros do cérebro. Normalmente a condição leva à morte antes dos 10 anos de vida. Pode causar espasmos musculares, convulsões e dificuldades na aprendizagem.

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior dos cursos de graduação em Biomedicina e Farmácia. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestrando no Programa de Pós-graduação em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública - UFG (IPTSP-UFG). Coordenador e docente do curso de pós-graduação em Hematologia e Hemoterapia da AGD Cursos. Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.

  • Compartilhar:

Artigos relacionados

0 comentários

Não temos interesse em publicar nada que nos ofenda ou ofenda outros visitantes. Só são aprovados textos que valorizem o que fazemos aqui e que podem ajudar outras pessoas, agregando valor ao conteúdo. O comentário precisa ser útil!