Experimentos com animais: ruim com eles, pior sem eles [opinião]

Por Brunno Câmara - terça-feira, outubro 22, 2013

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

Esses dias um assunto polêmico veio à tona com força total, pesquisas e experimentos com animais, depois que ativistas invadiram um instituto de pesquisa para “resgatar” cães da raça beagle.

De um lado estão os ativistas defensores dos animais, de outro, os pesquisadores e cientistas. Quem está certo e quem está errado?

Como biomédico, não poderia deixar de dar minha opinião. As pesquisas com animais foram e são essenciais para o desenvolvimento de novas drogas e tratamentos. Não sou a favor dos maus tratos, mas são graças a esses animais que hoje temos vacinas, medicamentos e tratamentos que nos protegem das mais variadas doenças.

Fazendo meu TCC, que foi uma revisão bibliográfica, lembro de que pelo menos 70% dos artigos de periódicos famosos, como a Science, tinham em sua metodologia experimentos com camundongos e ratos. Eram pesquisas com alto grau de sucesso e serviam para o desenvolvimentos de novos tratamentos para o câncer. Infelizmente não há como fazer de outro modo, por enquanto.

Quantos cachorros estão nas ruas das cidades, morrendo, por causa de abondono de seus próprios donos? Se o animal é bonitinho é algo absurdo, mas se é um rato, por exemplo, não há problemas.

Não precisamos ir longe, basta olhar nossas refeições: carne de vaca, porco, frango, peixe, entre outras. Esses animais vivem para um único propósito, morrer e virar comida. A maioria das pessoas não tem dó.

Eu tenho dois cachorros e sempre gostei de animais, inclusive desde pequeno dizia que queria ser biólogo, mas nem por isso sou radical e discordo desses experimentos.

Legislação

No Brasil, a Lei Arouca (2008) regulamenta a experimentação animal. As instituições que usam ou criam animais para fins científicos devem estar registradas e criar suas Comissões de Ética no Uso de Animais (Ceua), formada por pesquisadores e integrantes da sociedade de proteção aos animais, que tem como função examinar se os experimentos estão de acordo com a lei. Com a regulamentação, o objetivo é que o número de animais usados em testes seja reduzido.

E você, concorda com a utilização de animais em pesquisas ou é contra?

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |