Valores de referência do Perfil Lipídico em laudos serão padronizados

Por Brunno Câmara - quinta-feira, novembro 21, 2013

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

Representantes de quatro Sociedades Científicas (SBPC/ML, SBC, SBAC e ABBM) assinaram documento sugerindo que os laudos laboratoriais referentes ao perfil lipídico sejam padronizados em todo o país quando tratar-se dos valores de referência e também do alerta sugestivo para o diagnóstico da Hipercolesterolemia Familiar (HF).

Os 18 mil laboratórios de análises clínicas existentes no Brasil deverão passar a utilizar os parâmetros da, recém-atualizada, V Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção de Aterosclerose.

Participaram da assinatura do documento Hermes Toros, da Sociedade Brasileira de Cardiologia,  Irineu Grinberg, presidente da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, Paulo Sergio Roffé, presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínicas/Medicina Laboratorial, e dois representantes da Associação Brasileira de Biomedicina, Silvio José Cecchio e Rafael Padovani.

Segundo Hermes Toros, em 90 dias todos os laboratórios estarão emitindo os laudos de acordo com os novos parâmetros. E em casos de suspeita de HF o laudo terá um alerta.

Limites

De acordo com a diretriz, para adultos maiores de 20 anos o colesterol total (CT) não deve ultrapassar 239 mg/dL e o LDL colesterol (LDL-C) deve ser no máximo de 159 mg/dL. Para ler a diretriz clique aqui.

Tabela
Valores da V Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção de Aterosclerose

Com informações da Revista NewsLab

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |