Mensurando níveis de colesterol total pelo seu smartphone

Por Brunno Câmara - domingo, dezembro 15, 2013

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

Engenheiros da Universidade Cornell, uma universidade privada situada em Ithaca, Nova Iorque, Estados Unidos, criaram um aplicativo para smartphone de rápido diagnóstico para colesterol total, ou “smartCARD”, que utiliza a câmera de seu smartphone para determinar a colesterolemia.

Como funciona

Quando o usuário coloca uma gota de sangue na fita teste, o aparelho processa esse sangue através de etapas de separação e reações químicas. A fita, então, está pronta para a análise colorimétrica pelo aplicativo do smartphone.

O acessório smartCARD – que parece, de alguma forma, com um leitor de cartão para smartphone – é colocado em cima da câmera do aparelho. O flash fornece uma luz uniforme e difusa para iluminar a fita teste, que se encaixa no leitor. O aplicativo no telefone calibra a saturação da matiz com os valores colorimétricos da imagem na fita de colesterol, e o resultado aparece  na tela, alguns instantes depois.

Atualmente, o teste mensura apenas o colesterol total. Mas os pesquisadores estão trabalhando para conseguir que o aparelho determine também o LDL, HDL e Triglicérides. Adicionalmente, eles também estão tentando detectar os níveis de vitamina D através do dispositivo.

Opinião

O objetivo desse dispositivo não é substituir os atuais métodos de determinação dessas moléculas, mas sim ser uma ferramenta a mais no acompanhamento de quem já sofre com as dislipidemias e/ou ser um método de triagem, sendo uma forma de acompanhar diariamente os níveis de colesterol, assim como já acontece com os pacientes diabéticos, que utilizam o glicosímetro.


Link do vídeo

Com informações da Universidade Cornell

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |