Entendendo os anticoagulantes: Citrato de Sódio

Por Brunno Câmara - sexta-feira, janeiro 24, 2014

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

citrato-de-sodio
Imagem: SYSMEX

O Citrato de Sódio é o anticoagulante utilizado nos exames que avaliam a coagulação e que necessitam do uso do plasma do paciente. Veja os outros anticoagulantes aqui: EDTA, Fluoreto de Sódio, Heparina.

Mas você já parou para pensar por que ele é o anticoagulante de escolha nesses testes?

Bem, o papel principal do citrato de sódio é formar um quelato com o cálcio, ou seja, ele irá se ligar aos íons cálcio da amostra e a cascata da coagulação será interrompida.

Um quelato é a associação de um íon metálico (no nosso caso o cálcio), com cadeias orgânicas (no nosso caso o citrato de sódio) através de ligações covalentes na forma de uma estrutura heterocíclica, que neutralizam a reatividade química do íon metálico.


Agente quelante= citrato de sódio
Íon metálico= cálcio
Quelato= citrato de sódio + cálcio

Vale ressaltar que essa associação é facilmente reversível, através da adição de íons cálcio na amostra. Justamente por causa dessa propriedade é que ele é o anticoagulante usado nos testes de coagulação.

Papel do Cálcio na cascata da coagulação

Na via intrínseca, a presença de cálcio e fosfolipídeos faz-se necessária para que o fator XI ativado transforme o fator IX em uma enzima ativa (fator IX ativado) e a cascata prossiga.

Na via extrínseca, o cálcio é responsável por transformar o fator VII em fator VII ativado. Após, cálcio, fosfolipídeos e fator V ativado, juntamente com o fator X ativado formam o Complexo Ativador de Protrombina, que transformam a protrombina em trombina.

Exames realizados

Os testes laboratoriais para o diagnóstico de desordens de coagulação podem ser divididos em dois grupos.

O primeiro grupo engloba os testes que avaliam o primeiro momento da hemostasia, nos quais entram as plaquetas e vasos sanguíneos. No segundo, entram os testes que avaliam o segundo momento, em que atuam os fatores da coagulação.

Os exames de coagulação que utilizam o citrato de sódio são os do segundo momento da hemostasia. São eles: Tempo de Protrombina (TP ou TAP), Tempo de Tromboplastina Parcialmente Ativada (TTPA), Teste de Coagulação e Dosagem de Fibrinogênio.

Nesses testes o cálcio (do kit de diagnóstico) é adicionado à amostra, para a formação do coágulo. O tempo entre a adição do cálcio e a formação do coágulo é que será o resultado do teste.

Referências: LABTEST – Guia Técnico: Coagulação. 2009.
NPA – Núcleo de Pesquisas Aplicadas Ltda.

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |