Por que eu NÃO desisti da Biomedicina

Por Brunno Câmara - terça-feira, janeiro 28, 2014

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

Quando fiquei sabendo que tinha ganhado a bolsa do PROUNI para fazer biomedicina em uma faculdade particular eu pensei uma, duas, três vezes para ver se eu realmente queria o curso.

Contei para minha mãe, e me lembro como se fosse hoje: um dia um pouco nublado e frio, estávamos dentro do carro chegando em casa, quando falei para ela que tinha ganhado a bolsa.

Falei também que estava em dúvida se era isso mesmo que queria. E ela, com toda sua sabedoria e experiência, me disse: “Filho, você está novo. Comece a fazer e se não gostar, procure outra coisa”.

Então lá fui eu conhecer a tal da biomedicina.

Não deu outra. Aquela sensação de estar dentro de um laboratório, vestir um jaleco, conhecer o corpo humano de tão perto. Saber como ele funciona, tanto na saúde como na doença, entender o porquê dos exames, sua importância. Tudo muito impressionante para mim. E por aí foi.

Mas Brunno, você nunca pensou em desistir? Tenho que confessar. Em alguns momentos de fraqueza já pensei em largar tudo, mas sempre em seguida acontecia algo bom e essa vontade ia embora. Isso é normal do ser humano.

Durante seis anos, desde o início da minha graduação até hoje, vejo muitas pessoas reclamando da profissão; não sei explicar o porquê, mas essa negatividade não me afetou. Talvez seja por isso que consegui dar continuidade ao blog, que aliás esse ano completa 5 anos de vida.

O cenário poderia ser melhor? Claro que sim. Mas nem por isso escolhi ficar reclamando da profissão e brigando com outros profissionais sobre isso. Farei tudo que estiver a meu alcance para ajudar a melhorar.

É mais fácil colocar a culpa da sua falha em alguém ou em algo (como na biomedicina) do que assumir que você errou e precisa melhorar, fazer algo diferente. Não fique tentando achar justificativas.

Estou rico? Não. Nunca foi esse o meu intuito. Mas dinheiro não é um problema para mim. E não deveria ser para ninguém. Por que você faz o que você faz? Não falo pelo dinheiro – isso é um resultado. Digo, qual sua causa, seu propósito, sua crença? Pense nisso!

Eu escolhi um caminho diferente. Um caminho que já me levou a vários lugares legais, a conhecer pessoas incríveis e, mais recentemente, que me deu a oportunidade de compartilhar um pouco do que sei com outros estudantes, em uma palestra.

Tenho muitos planos para minha carreira. Vou dar o melhor de mim para chegar onde quero chegar.

Meu conselho é que vocês também comecem a olhar as coisas com outros olhos. Os bons exemplos estão por todos os lados. Inspire-se neles e faça a diferença!

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |