Nova técnica grava vídeos de espermatozoides em 3D

Por Brunno Câmara - segunda-feira, fevereiro 17, 2014

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.


Imagem: blog.huntington.com.br

Uma nova técnica que grava vídeos de espermatozoides em 3D captura os movimentos e comportamento dessas células em tempo real, permitindo com que os cientistas possam selecioná-las e identificar quais são as defeituosas.

Essa técnica pode ajudar clínicas de reprodução humana a selecionar as células mais viáveis para a fertilização in vitro (FIV), pois a motilidade dos espermatozoides é um importante fator para o sucesso da FIV.

“Podemos observar como os espermatozoides movimentam-se e determinar se esse movimento é afetado por algum tipo de anormalidade em sua forma e estrutura”, disse o líder do grupo de pesquisadores, Giuseppe Di Caprio do Instituto para Microeletrônica e Microssistemas do Conselho Nacional de Pesquisa na Itália e Universidade de Harvard em Cambridge, Massachusetts, Estados Unidos.

http://www.livescience.com/43309-live-sperm-in-3d.html

Para isso, Di Caprio e seu time separaram um laser em dois feixes, mirando um feixe numa placa de Petri cheia de espermatozoides e aumentando no microscópio. Eles combinaram esse feixe com o segundo feixe, produzindo um padrão de interferência. Uma câmera gravou o padrão, criando um holograma.

O novo método de imagem, chamado de microscopia holográfica, fornece uma visão rápida da fisiologia e movimento do espermatozoide, fazendo com que os pesquisadores detectem anormalidades que poderiam interferir na fertilização.

O próximo passo é usar essa técnica para estudar espermatozoides que apresentam vacúolos preenchidos por água e outras moléculas, para determinar se eles são menos férteis. No longo prazo, eles esperam desenvolver um microchip para separar os espermatozoides por viabilidade.

Com informações de LiveScience

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |