Reações de Hipersensibilidade

Por Brunno Câmara - quinta-feira, fevereiro 20, 2014

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

Hoje começaremos mais uma série de posts, desta vez sobre as reações de hipersensibilidade.

A hipersensibilidade ocorre quando o nosso sistema imunológico produz uma resposta imune específica aumentada e que resulta em lesões teciduais.

Essa resposta imune exacerbada normalmente acontece após o contado do organismo com uma substância estranha. Um bom exemplo de hipersensibilidade são as pessoas que apresentam tal reação ao comerem amendoim, ou então frutos do mar.

Tipos de Hipersensibilidade

As doenças desencadeadas pelas reações de hipersensibilidade caracterizam uma extensa gama de distúrbios.

O tipo de resposta responsável pela lesão tecidual e a natureza do antígeno que desencadeou a resposta são os dois principais fatores que determinam que tipo de manifestação clínica e patológica o indivíduo apresentará.

As hipersensibilidades são classificadas de acordo com o tipo de resposta imune e o mecanismo responsável pela lesão. Existem quatro tipos:

  1. Tipo I – Imediata ou Anafilática
  2. Tipo II – Citotoxidade mediada por anticorpos
  3. Tipo III – Citotoxidade mediada por imunocomplexos
  4. Tipo IV – Tardia, Celular ou Mediada por Linfócitos T

Hoje vimos o que é e quais os tipos de hipersensibilidades. Semana que vem vamos começar falando da Hipersensibilidade Tipo I.

VAZ, A. J.; TAKEI, K.; BUENO, E. C.; Imunoensaios: Fundamentos e aplicações. RJ: Guanabara Koogan, 2007.

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |