Uma aula de anatomia diferente e incrível

Por Brunno Câmara - segunda-feira, fevereiro 24, 2014

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

Geralmente durante uma graduação da área da saúde, nas aulas de anatomia, os professores passam atividades para reforçar o aprendizado da matéria. Colorir as partes e estruturas do corpo humano em livros e apostilas é uma dessas atividades.

Alunos de Ciências Biomédicas da Universidade RMIT, Austrália, foram muito além de pintar uma folha de papel. Em uma de suas aulas de anatomia eles têm que pintar um corpo humano, ao vivo e a cores.

Eles utilizam um modelo vivo, para deixar a coisa mais realística. No primeiro foram pintados os músculos esqueléticos e tendões, no segundo os ossos do esqueleto.

 
Imagem: divulgação/RMIT University

Cada seção de pintura corporal dura cerca de 17 horas e é documentada através de fotografias, vídeos e imagens em 3D, para utilizar posteriormente como recurso de aprendizado.

“A Anatomia é uma matéria fundamental na área da saúde mas não é o suficiente para os alunos memorizarem tudo e aprenderem – eles precisam ter uma compreensão real e duradoura de como o corpo funciona”, disse a professora e desenvolvedora do projeto, Dra. Claudia Diaz.

Eu preferiria pintar a anatomia feminina (rsrs), mas sem dúvida é uma ajuda e tanto no aprendizado. Com certeza os alunos aprendem e não esquecem mais.

Confira os vídeos:


http://youtu.be/EbAKRYfVg0I


http://youtu.be/LF1fNrXiX44

Skeletal Man

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |