Enzima intestinal ajuda a manter o equilíbrio microbiano

Por Brunno Câmara - segunda-feira, maio 26, 2014

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

Pesquisadores da Faculdade de Medicina de Harvard descobriram o mecanismo pelo qual uma enzima produzida na mucosa intestinal ajuda a manter uma população saudável de microrganismos gastrointestinais.

Eles descobriram que a enzima fosfatase alcalina intestinal (FAI) promove o crescimento de bactérias benéficas por um mecanismo que bloqueia a inibição de crescimento pelo trifosfato de adenosina (ATP) no intestino.

“Descobrimos que o ATP é um inibidor natural de bactérias em nossos intestinos e que a FAI promove o crescimento das bactérias ‘boas’ bloqueando o ATP”, disse o líder da pesquisa, Richard Hodin. “Ajudando a manter essas bactérias felizes, a FAI nos protege contra patógenos que podem obter vantagens quando o balanço é rompido.”

A microbiota normal do intestino é importante no processo digestivo e previne a proliferação de bactérias patogênicas. A queda na quantidade dessas bactérias normais permite que o número de bactérias prejudiciais aumente, contribuindo para o aparecimento de várias doenças.

Muito conhecido por ser a fonte primária de energia dentro das células, o ATP também age como uma molécula sinalizadora, intra e extracelular.

Agora eles querem saber se a FAI também promove a proliferação da microbiota normal, além de manter a população saudável de microrganismos gastrointestinais.

Se isso for verdade terapias baseadas na FAI podem oferecer uma abordagem segura e simples no tratamento de milhões de pacientes que sofrem com doenças causadas pelo desequilíbrio da microbiota intestinal.

Com informações de Harvard Medical School

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |