Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits

Biomédico da Unesp fala sobre doping na Copa do Mundo

terça-feira, junho 10, 2014 0 Comentários


Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits


Imagem: www.wired.com

A Copa do Mundo está para começar, e o doping é um tema que recebe destaque sempre que eventos esportivos de grande porte acontecem.

O doping é caracterizado como fraude nas competições esportivas, através do uso de drogas de abuso. O uso de esteroides androgênicos anabolizantes, por exemplo, faze parte das drogas de abuso entre esportistas e atletas.

O biomédico Carlos Alberto Anaruma, do Instituto de Biociências de Rio Claro da Unesp, em entrevista ao portal Lance!, comentou sobre as medidas adotadas pela Fifa para combater o doping na Copa, mesmo com a baixa incidência de casos no mundo.

'Esse ano, a partir desse campeonato mundial, implantou-se um exame chamado de passaporte biológico. Antes da competição, o atleta já é testado. Então a Fifa já tem o perfil bioquímico do sangue desse atleta e ele vai acompanhando esse perfil nos exames sucessivos que esse atleta vai fazer durante a competição', disse Anaruma.

O último caso de doping, registrado em Copas do Mundo, é do jogador argentino Diego Maradona.


http://youtu.be/9pwoHp8GkUc

Ao contrário das edições anteriores, os exames não serão realizados no país sede. O LADETEC, laboratório vinculado a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi descredenciado pela agência mundial antidoping e os exames realizados durante o mundial serão enviados imediatamente à Suíça para análise.

Para ler a matéria na íntegra, acesse o site da Unesp: www.unesp.br/portal#!/noticia/14258/biomedico-da-unesp-fala-sobre-doping-na-copa-do-mundo/

Curta a página Minuto Unesp no Facebook: facebook.com/minutounesp

Com informações de Unesp e Lance!


Relacionado - Drogas de abuso e doping

Brunno Câmara Biomédico

Biomédico, CRBM-GO 5596. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast (biomedcast.com).