Conheça a beta-2-microglobulina

Por Brunno Câmara - quinta-feira, julho 31, 2014


Curta nossa página ↓

Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits

A beta-2-microglobulina (b2M) é uma proteína de membrana de baixo peso molecular associada com as cadeias pesadas de proteínas do Complexo de Histocompatibilidade I (MHC I), presente na membrana de todas as células nucleadas, principalmente linfócitos. Por causa de seu pequeno tamanho, é capaz de atravessar a membrana glomerular, sendo quase que completamente reabsorvida nos túbulos proximais.

Ela é encontrada em baixas concentrações, no plasma, urina e líquor. Porém, há aumento de seus níveis séricos em doenças associadas ao aumento da renovação celular. Aumenta em doenças benignas como inflamação crônica, doença hepática, disfunções renais, algumas infecções virais, entre outros. Entre as doenças malignas, está aumentada em pacientes com leucemias, linfomas, Mieloma Múltiplo (MM) e alguns tumores sólidos.

Importância

A b2M não é patognomônica de nenhuma doença, portanto não serve como marcador para o diagnóstico específico. Porém, a importância de sua dosagem está na determinação de prognóstico.

Em pacientes com doença renal, níveis séricos aumentados de b2M com níveis urinários baixos indicam que o distúrbio está associado aos glomérulos. Se a b2M estiver baixa no soro e elevada na urina, provavelmente o indivíduo apresente lesão ou doença nos túbulos renais.

No MM, é utilizada como um fator prognóstico poderoso, e valores < 4 mcg/mL são considerados como bom prognóstico. Também é utilizada como critério de estadiamento nessa doença e, periodicamente, para monitorar a efetividade do tratamento.

Com informações Lab Tests Online

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior dos cursos de graduação em Biomedicina e Farmácia. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestrando no Programa de Pós-graduação em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública - UFG (IPTSP-UFG). Coordenador e docente do curso de pós-graduação em Hematologia e Hemoterapia da AGD Cursos. Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.

  • Compartilhar:

Artigos relacionados

0 comentários

Não temos interesse em publicar nada que nos ofenda ou ofenda outros visitantes. Só são aprovados textos que valorizem o que fazemos aqui e que podem ajudar outras pessoas, agregando valor ao conteúdo. O comentário precisa ser útil!