Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits

Lote de achocolatado popular contaminado com Bacillus cereus

terça-feira, agosto 12, 2014 0 Comentários


Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits

Foi confirmado que 8.810 unidades do achocolatado Toddynho estavam contaminadas com a bactéria Bacillus cereus. O lote do produto contaminado tinha sido distribuído em Porto Alegre e região metropolitana, RS.

Em comunicado, a empresa reconheceu que houve alteração nos padrões de controle de qualidade e erro na distribuição do lote, que estava bloqueado no centro de distribuição. Também admitiu ter havido falha no descarte do produto, que estava fora de especificação bacteriológica. As unidades do lote GRU L 15 não devem ser consumidas, enfatizou o fabricante do produto.


JOHN DURHAM/SCIENCE PHOTO LIBRARY

O B. cereus é uma bactéria gram-positiva, aeróbica facultativa, formadora de esporos, produtora de dois tipos de toxina - diarreica (termo-lábil) e emética (termo-estável).

A intoxicação alimentar causada pelo micro-organismo pode ser de dois tipos. O tipo de diarreia da doença é causado por uma proteína de alto peso molecular, enquanto que, o de vômito é causado por uma proteína de baixo peso molecular, termo-estável.

Os sintomas de diarreia são similares às intoxicações por Clostridium perfringens. Já os sintomas de náusea e vômito são semelhantes aos provocados por intoxicações alimentares por Staphylococcus aureus.

O modo de transmissão dá-se pela ingestão de alimentos mantidos em temperatura ambiente por longo tempo, depois de cozidos, favorecendo a proliferação da bactéria.

Com informações de O Globo
Bacillus cereus/intoxicação alimentar. Centro de Vigilância Epidemiológica, SP.

Brunno Câmara Biomédico

Biomédico, CRBM-GO 5596. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast (biomedcast.com).