Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits

Revelado: Como o vírus Ebola paralisa o sistema imunológico

domingo, agosto 17, 2014 0 Comentários


Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits

Nos últimos meses, as atenções estão voltadas para a epidemia de Ebola na África, que já matou mais de 1.000 pessoas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o surto como uma emergência de saúde global, autorizando o tratamento de pacientes com a droga não testada ZMapp. Em meio a tudo isso, é de se espantar que o mecanismo específico pelo qual o vírus mata acabou de ser descoberto.


Vírus Ebola. Imagem: divulgação

Normalmente, nosso corpo produz interferon em resposta a infecções virais, que age como um mensageiro veloz, avisando aos leucócitos para mobilizarem genes e proteínas.

Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington, liderados por Gaya Amarasinghe, descobriram que o vírus Ebola produz uma molécula chamada VP24, que bloqueia o canal através do qual o interferon normalmente atravessa, paralisando a resposta do sistema imune. Com seu mecanismo habitual nocauteado, as células ficam indefesas contra o vírus.

O pesquisador afirma que drogas cujo alvo seja a VP24 possam fornecer métodos alternativos no combate do vírus. Contudo, outros virologistas dizem que apenas neutralizar a VP24 pode não ser suficiente, pois como outros vírus, o Ebola tem outros métodos para impedir a sinalização do interferon.

O atual surto de Ebola pode ser a oportunidade para o desenvolvimento de drogas eficazes no tratamento da doença, afirmou Amarasinghe.

Leia o artigo: Ebola Virus VP24 Targets a Unique NLS Binding Site on Karyopherin Alpha 5 to Selectively Compete with Nuclear Import of Phosphorylated STAT1

Com informações de NewScientist

Brunno Câmara Biomédico

Biomédico, CRBM-GO 5596. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast (biomedcast.com).