Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits

Medicamento para hipertensão arterial pode ser a cura para o Diabetes

segunda-feira, novembro 10, 2014 0 Comentários


Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits

Um novo estudo realizado por um grupo de pesquisadores da Universidade do Alabama, EUA, revelou que a droga Verapamil, que é comumente usada no tratamento da hipertensão arterial, poderia ser a chave para a cura dos dois tipos de diabetes mellitus em seres humanos.

Há alguns anos, o grupo descobriu que a progressão do diabetes estava ligada a uma proteína pancreática conhecida como TXNIP. Eles encontraram que a doença se desenvolve inicialmente quando a pressão alta faz com que o pâncreas produza TXNIP em excesso, que ficam nas células beta do órgão. Essa produção em excesso mata ativamente as células beta do pâncreas.

Agora, os cientistas descobriram que o medicamento verapamil na verdade diminui os níveis de TXNIP no meio intracelular – tanto que, quando administrada em camundongos, a droga erradicou completamente a doença.

O próximo passo é realizar um estudo clínico, que começará em 2015, e envolverá 52 participantes com idade entre 19 e 45 anos, que foram diagnosticados com diabetes tipo 1 nos últimos três meses.

Uma grande vantagem dessa droga em comparação a outras que ainda estão sendo testadas, é que ela já está no mercado há mais de 30 anos, e não causa nenhum efeito colateral grave.

Confira o vídeo:


http://youtu.be/De1NCk3hhqw

- In human clinical trial, UAB to test drug shown to completely reverse diabetes in human islets, mice. <link>
- Anath Shalev. Minireview: Thioredoxin-Interacting Protein: Regulation and Function in the Pancreatic β-Cell. Mol Endocrinol, August 2014, 28(8):1211–1220. <
link>

Brunno Câmara Biomédico

Biomédico, CRBM-GO 5596. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast (biomedcast.com).