Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits

Aparelho de Tomografia Computadorizada promete melhor qualidade e menos radiação

terça-feira, dezembro 16, 2014 0 Comentários


Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits

Aparelho de Tomografia Computadorizada

Tomografia Computadorizada

A Tomografia Computadorizada (TC) vem sendo usada há mais de quatro décadas na visualização de órgãos como coração, cérebro, entre outros.

Essa tecnologia utiliza raios-X para escanear o corpo e requer calma dos pacientes. Mas nem sempre isso é possível. De acordo com um estudo do periódico British Journal of Radiology, quase dois terços dos pacientes encaminhados para fazer uma TC do coração tiveram aumento dos batimentos cardíacos, e alguns tiveram que ser dispensados de fazer o exame.

Coração 3D por Tomografia Computadorizada
Fonte: GE Healthcare

A empresa GE Healthcare, uma das primeiras a instalar aparelhos de TC em hospitais, está desenvolvendo novas tecnologias para aprimorar a experiência ao se fazer o exame.

Rapidez e qualidade

A mais recente é a TC Revolution, que pela primeira vez, traz a convergência de um escaner com ampla área de cobertura, grande o suficiente para escanear o coração em um único batimento, em uma imagem nítida e com rapidez. Isso significa mais rapidez no exame com diminuição de até 82% na dose de radiação.

O aparelho também apresenta uma tecnologia de alta resolução com correção de movimento, similar à estabilização de imagens em câmeras pessoais. Isso faz com que imagens sejam capturadas sem interferências de movimento, como no caso do coração.

Nesse link você pode ver a galeria de imagens feitas com o TC Revolution.

 
Fonte: GE Healthcare

Apesar de todos essas características, ainda falta a aprovação do FDA, órgão americano que corresponde à ANVISA no Brasil, e não está à venda.

Com informações de GE Healthcare

Brunno Câmara Biomédico

Biomédico, CRBM-GO 5596. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast (biomedcast.com).