Pesquisadores criam coração bioartificial

Por Brunno Câmara - quarta-feira, janeiro 14, 2015

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

Coração bioartificial

A pesquisadora Dra. Doris Taylor, do Centro de Pesquisa de Medicina Regenerativa do Instituto do Coração do Texas, EUA,  está envolvida em estudos clínicos e laboratoriais usando a terapia celular no tratamento de doenças.

Em seu atual trabalho revolucionário, foi demonstrado a possibilidade de retirar todas as células de um órgão, incluindo o coração, e deixar apenas o “esqueleto” descelularizado. Estruturas como as válvulas e vasos permanecem preservados.

O órgão, no caso da pesquisadora o coração, pode então ser colonizado com células-tronco que, com suprimento adequado de sangue e oxigênio, regeneram o esqueleto em um coração funcional.

A esperança é que essa pesquisa seja um passo importante na tentativa de criar um coração humano funcional em laboratório. Dra. Taylor também já demonstrou que o processo funciona com outros órgãos, como os rins, pâncreas, pulmões e fígado – abrindo uma porta no campo de transplantes de órgãos.

Confira o vídeo:


http://youtu.be/Ga8x1-XdXiQ

Regenerative Medicine Research

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |