Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits

Pesquisadores criam coração bioartificial

quarta-feira, janeiro 14, 2015 0 Comentários


Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits

Coração bioartificial

A pesquisadora Dra. Doris Taylor, do Centro de Pesquisa de Medicina Regenerativa do Instituto do Coração do Texas, EUA,  está envolvida em estudos clínicos e laboratoriais usando a terapia celular no tratamento de doenças.

Em seu atual trabalho revolucionário, foi demonstrado a possibilidade de retirar todas as células de um órgão, incluindo o coração, e deixar apenas o “esqueleto” descelularizado. Estruturas como as válvulas e vasos permanecem preservados.

O órgão, no caso da pesquisadora o coração, pode então ser colonizado com células-tronco que, com suprimento adequado de sangue e oxigênio, regeneram o esqueleto em um coração funcional.

A esperança é que essa pesquisa seja um passo importante na tentativa de criar um coração humano funcional em laboratório. Dra. Taylor também já demonstrou que o processo funciona com outros órgãos, como os rins, pâncreas, pulmões e fígado – abrindo uma porta no campo de transplantes de órgãos.

Confira o vídeo:


http://youtu.be/Ga8x1-XdXiQ

Regenerative Medicine Research

Brunno Câmara Biomédico

Biomédico, CRBM-GO 5596. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast (biomedcast.com).