Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits

Biomédica citologista fala sobre controle de qualidade em exames citológicos no Tocantins

quarta-feira, fevereiro 04, 2015 0 Comentários


Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits

Biomédica citologista

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) do Tocantins criou o Laboratório de Monitoramento Externo de Qualidade (Lab-MEQ), em parceria com a Universidade Federal de Tocantins (UFT), para avaliar a qualidade dos exames de citologias, como o Papanicolau. O laboratório, localizado no Campus de Palmas, funciona com estrutura física e profissionais citologistas.

O exame citológico corresponde a remoção de células do colo do útero da mulher. Essas células são transportadas numa lâmina e, a partir daí, o profissional irá utilizar um microscópio para analisar as alterações morfológicas.

No Lab-MEQ é realizada uma segunda leitura do exame para verificar se corresponde ao diagnóstico oferecido pelo laboratório prestador de serviço do SUS. Esses resultados são apresentados aos laboratórios e as Secretarias Municipais de Saúde, que são responsáveis pelo credenciamento dos laboratórios.

De acordo com a biomédica e citologista da Sesau, Jucimária Dantas Galvão, o serviço vem sendo implementado aos poucos, com o programa piloto. Jucimária ressaltou ainda que além de avaliar os exames, a qualidade e classificação dos laboratórios, o Lab-MEQ verifica como está o funcionamento de toda a rede de atenção a saúde da mulher.

Vídeo da entrevista


http://youtu.be/3GWgO6Mijqs

Com informações de Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) do Tocantins

Brunno Câmara Biomédico

Biomédico, CRBM-GO 5596. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast (biomedcast.com).