Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits

Incrível! Pesquisadores revelam como o rim se desenvolve

terça-feira, fevereiro 10, 2015 0 Comentários


Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits

Isso mesmo. O que você está vendo nessa imagem é um monte de células se transformarem em um órgão. O vídeo, que foi feito por Nils Lindstrom, da University of Edinburgh, Reino Unido, mostra como células são instruídas para se estruturarem e formar o rim de um camundongo.


http://youtu.be/VQJfwCf3zvw

Analisando as imagens, Lindstrom e seus colegas descobriram que uma proteína chamada beta-catenina administra o desenvolvimento do órgão, fazendo com que as células formem as estruturas básicas dos rins, os néfrons.

As áreas amarelas mostram onde a proteína está mais ativa. A quantidade de atividade parece determinar qual parte da estrutura as células devem formar.


(Imagem: Nils Lindstrom, University of Edinburgh)

A imagem acima mostra dois néfrons desenvolvidos em laboratório. Áreas em vermelho e dourado indicam onde o sangue é filtrado, no glomérulo; as áreas em azul são os túbulos renais.

Identificando as mensagens moleculares que direcionam o desenvolvimento dos néfrons vai ajudar a entender por que algumas vezes eles não funcionam corretamente.

Veja mais imagens e vídeos diretamente do artigo: Lindström, N. O. et al. Integrated β-catenin, BMP, PTEN, and Notch signalling patterns the nephron. eLife 2015;4:e04000 <link>

Brunno Câmara Biomédico

Biomédico, CRBM-GO 5596. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast (biomedcast.com).