Já está valendo a nova resolução que regula a biomedicina em eventos e na internet

Por Brunno Câmara - quarta-feira, fevereiro 18, 2015

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

Em julho de 2014, divulguei aqui que o conselho tinha publicado uma nova resolução com o objetivo de regular a biomedicina em eventos e na internet.

Ficou estabelecido um prazo de 180 dias para que os biomédicos e empresas se ajustassem às determinações da resolução.

Pois bem, esse período já se esgotou. A partir de agora sites, redes sociais e publicações digitais passam a ser consideradas aparições públicas de biomédicos, estando estes profissionais sujeitos ao código de ética da profissão. Todo profissional que fizer alguma comunicação ou anúncio, terá que informar seu nome completo, especialidade e número de registro.

Outro ponto levantado pela resolução é que agora quem quiser citar os nomes dos conselhos, ou suas siglas, em títulos de artigos/matérias/redes sociais deverá solicitar autorização prévia.

Então, se você já é biomédico inscrito no conselho, muito cuidado como você expressa sua opinião nas redes sociais, principalmente no Facebook, pois já estamos sendo fiscalizados. Se não tem certeza de um fato ou não tem como provar a veracidade da informação, melhor pensar duas vezes antes de comentar alguma coisa.

A transgressão do código de ética resultará em sanções disciplinares pelos conselhos regionais, após apuração pelas comissões de ética.

Código de ética

Em 2011, através da Resolução nº 198, foi regulamentado o novo Código de Ética do profissional Biomédico, revogando o até então código de ética vigente, de 1984.

Para ler o novo Código de Ética e ver quais são seus direitos e deveres, clique aqui.

Leia a resolução na íntegra aqui

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |