TCC: como escolher temas, tipos, artigos e muito mais

Por Brunno Câmara - quinta-feira, março 12, 2015

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

TCC

Ultimamente venho recebendo muitas dúvidas de estudantes em relação à elaboração e desenvolvimento do temido Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Levando isso em consideração, vou tentar reunir todas as informações que tenho e minha experiência, para ajudar a quem está nessa etapa do curso e está sem saber o que fazer. Inclusive também estou fazendo meu TCC da residência, então sei bem das dificuldades encontradas no meio do caminho. Vamos lá!

Escolhendo o tema

A primeira dica que dou é para escolher a área de concentração que você mais se identifica, por exemplo, hematologia, bioquímica, microbiologia etc. A partir daí, veja qual área você tem interesse, por exemplo, se for hematologia pode escolher imuno-hematologia, onco-hematologia, anemias etc. Não escolha um tema muito complexo, deixe isso para o mestrado e doutorado.

Quem faz iniciação científica, muito provavelmente irá usar o tema do projeto de pesquisa em que participa para desenvolver seu trabalho final.

Já publiquei aqui no blog uma lista com dezenas de possíveis temas (confira aqui).

Revisão da literatura ou pesquisa de campo?

Bom, vai depender do que sua faculdade oferecer e do seu objetivo. Se você vai fazer o TCC só para ser aprovado, e não vai mais usá-lo depois de formado, a revisão da literatura vai dar menos “trabalho”. Se você tem interesse em produzir um artigo científico a partir do seu TCC, escolha a pesquisa de campo, pois a maioria das revistas científicas não publica artigo de revisão. Tem que ser algo original.

Caso escolha a pesquisa, você terá que ter um local para fazer seus experimentos ou buscar dados nos prontuários, no caso de um estudo retrospectivo. Na minha turma de faculdade teve um grupo de colegas que fez uma parceria com o laboratório de outra faculdade; eles coletavam as amostras e o laboratório parceiro fazia as culturas, com ajuda deles, claro. Mas se sua faculdade oferecer a infraestrutura, talvez nem seja necessário fazer isso.

Já na revisão da literatura, a primeira coisa que você deve fazer é ver se o tema que você escolheu tem muitos artigos relacionados publicados, e ainda mais, artigos recentes. Como é uma revisão, não tem como você usar apenas alguns artigos. O meu TCC foi de revisão, e eu usei aproximadamente 100 publicações, entre livros e artigos.

Quando começar

Geralmente, as faculdades deixam os últimos dois semestres para o desenvolvimento do TCC. Mas, se você for uma pessoa ansiosa ou precavida, pode começar bem antes. Use esse tempo adiantado para escolher o tema e realizar a pesquisa de artigos e, quando chegar no período oficial, você já terá adiantado muita coisa.

Esse tempo também é uma vantagem caso você decida mudar de tema, pois se estiver muito em cima da hora e você ver que não era isso que queria, você terá que continuar mesmo assim.


Vida de um estudante de biomedicina fazendo TCC

Onde encontrar artigos

A busca de literatura relevante permite conhecer as contribuições de outros pesquisadores. Ela deve ser a mais completa, atualizada e oportuna possível. A tarefa de descobrir, obter, ler, selecionar e relacionar documentos de determinado assunto é facilitada pela moderna tecnologia dos sistemas de informação computadorizados.

Confira 5 passos para fazer uma pesquisa efetiva e achar mais artigos para seu trabalho: http://www.biomedicinapadrao.com.br/2013/03/5-passos-para-pesquisar-artigos-online.html

Artigos de periódicos de grande impacto e internacionais vão dar credibilidade ao seu trabalho.

Escolha do orientador

Muitos podem não dar importância para esse item, mas escolher o professor que irá te orientar é essencial. Primeiro, é necessário que ele tenha domínio do tema no qual seu TCC irá se basear. Segundo, ele deve estar por dentro das normas de formatação adotadas pela sua faculdade, pois se tem uma coisa que dá dor de cabeça é a formatação do texto, principalmente citações e referências.

Alguns orientadores mais desorientam do que orientam, então converse bem com várias pessoas antes de fazer sua escolha. Escolha, se possível, um que não tenha muitos orientandos, caso contrário você corre o risco de ter que dividir o tempo dele com várias outras pessoas e isso pode atrapalhar, ainda mais se o trabalho estiver atrasado.


7 dicas para se dar bem na apresentação de TCC

Bônus


Link

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |