Estudo mostra que uma única dose da vacina contra o HPV pode ser o suficiente

Por Brunno Câmara - quarta-feira, junho 10, 2015

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

Imagem: www.topgesto.com.br

A dose recomendada para a vacina Cervarix, contra o Papilomavírus Humano (HPV), pode ser um exagero em algumas situações, de acordo com uma nova análise.

A vacina, que previne certos tipos de câncer cervical, encontra baixa adoção, particularmente em países em desenvolvimento, onde a prescrição de uma série de três doses é muito dispendiosa e encontra problemas na logística.

Uma reanálise dos testes de eficácia de dois estudos clínicos, patrocinada pelo National Cancer Institute e a fabricante da vacina, GlaxoSmithKline (GSK), sugere que mesmo uma única dose fornece a mesma proteção contra o vírus depois de quatro anos, do mesmo modo que as duas ou as três doses.

Mulheres que participaram do estudo, mas perderam seguimento das duas outras doses de Cervarix, apresentaram proteção de 85,7% contra o HPV tipo 16 e 18. Esses dois tipos de HPV são responsáveis por 70% dos cânceres cervicais.

Apesar disso, as três doses foram mais eficazes do que uma ou duas doses, na prevenção de outros tipos de HPV carcinogênicos menos comuns, como o 31, 33 e 45. Tomar duas doses com um intervalo de seis meses entre uma e outra, mostrou ter o mesmo de tomar as três doses.

Esses achados abrem uma grande oportunidade para aumentar o alcance da proteção vacinal para muito mais pessoas, além do que pensava-se que fosse possível.

Com informações da Science | DOI: 10.1126/science.aac6812

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |